Controle de Pragas em Restaurantes

Controle de pragas nos restaurantes

Controle de pragas nos restaurantes executado através de processos minuciosos, devido ao alto risco de contaminação nos estabelecimentos comerciais que atuam no setor alimentício, pois o ambiente se torna propício a proliferação de diversas pragas que contaminam os alimentos e trazem riscos à saúde dos funcionários e clientes dos estabelecimentos. Este controle de pragas é realizado conforme as resoluções regulamentadas e homologadas pela ANVISA - agência nacional de vigilância sanitária.

Processo realizado pela Hidrosaki no controle das pragas nos restaurantes

O processo realizado pela Hidrosaki para o controle integrado de pragas nos restaurantes é iniciado após vistoria feita no estabelecimento por um técnico responsável enviado ao local, o processo de controle se realiza em 3 (três) etapas com medidas preventivas e corretivas, identificando os locais e tipos de pragas para o devido tratamento químico específico e posteriormente o seu monitoramento.

Vistoria no restaurante para o controle

Local e pragas: A primeira etapa consiste em identificar os locais e a espécie da praga, mapeando os pontos críticos afetados, através da vistoria do técnico e seu diagnóstico a ser realizado com emissão de relatórios de vistorias técnicas.

Tratamentos adequados conforme espécies de pragas nos restaurantes

Tratamento: Na segunda etapa é realizado o tratamento químico com produto líquido, pó, gel, placas adesivas, porta iscas, armadilhas, iscas ingeríveis, barreiras físicas, injeção de veneno (cupinicida) que não contaminam os alimentos e não possuem cheiro, conforme as orientações especificadas pelo técnico de acordo com cada espécie de praga encontrada no local afetado e em seguida a sua devida higienização, evitando-se possíveis desovas e proliferações no estabelecimento com emissão de relatórios de aplicação.

Monitoramento no restaurante do controle realizado

Monitoramento: A terceira etapa consiste no monitoramento da eliminação da praga que habitava o local através do tratamento químico. O monitoramento é feito quinzenalmente ou mensalmente, conforme a necessidade do cliente com emissão de relatórios de mapeamento.

As três etapas executadas nestes estabelecimentos que manipulam alimentos são fundamentais para a saúde dos funcionários e clientes, este processo é válido tanto para empresários que estão ingressando no ramo alimentício ou para os que já estão no ramo. Atendemos pequenos restaurantes, médios ou redes de grande porte com emissão de certificado de garantia, laudo com registro técnico e ordem de serviço executada.

Tipos de restaurantes que atuamos com o controle das pragas

Atendemos diversos tipos de estabelecimentos que atuam com manipulação de alimentos, prestando os serviços de controle de pragas, tais como, restaurantes tradicionais e industriais, lanchonetes, cozinhas industriais, refeitórios de empresas, cantinas, fast-food, rodízios, self-services, bistrôs, restaurantes gastronômicos, pizzarias, restaurantes de estradas e postos de gasolina, restaurantes de praça de alimentação em Shoppings Centers, temakeria e restaurantes com culinárias estrangerias, como, japonesa, francesa, italiana, espanhola, portuguesa e entre outros semelhantes.

2 grupos de pragas existentes nos restaurantes para o controle

O controle de pragas em restaurantes é dividido em dois grupos classificados como de primeiro e de segundo grau. No grupo do primeiro grau estão as pragas encontradas nos estabelecimentos com o índice de 100% dos casos e no grupo do segundo grau estão as pragas encontradas em alguns restaurantes com um índice de 50% dos casos.

Pragas de primeiro grau encontradas nos restaurantes

As pragas e áreas mais comuns que encontramos nestes estabelecimentos comerciais do grupo de primeiro grau são as baratas, formigas, mosquitos, moscas, roedores ou seja ratos.

Tipo de praga - Baratas: são as mais conhecidas que habitam nestes estabelecimentos de alimentos, a Periplaneta americana, a famosa barata que conhecemos como barata de esgoto, possuem asas e sobrevoam. A barata Blatella germânica conhecida também como a barata francesinha ou paulistinha, uma espécie bem comum encontrada no país e gostam de locais onde existem manipulação de alimentos. Ambas espécies de baratas além de trazerem um grande risco a saúde da população transmitem diversas doenças e possuem uma regeneração surpreendente das células, regenerando partes do corpo que não foram devidamente eliminadas do ambiente.

Áreas: As baratas nos restaurantes são encontradas em lugares úmidos e quentes, tais como, tubulação de esgoto, ralos, caixas de inspeção, janelas, aparelhos eletrônicos, locais que contém alimentos farináceos e resíduos alimentícios, depósitos, cozinha industrial, balcões, geladeiras, prateleiras, conduítes, coifas industriais e estoque com maior frequência devido ao transporte.

Tipo de praga - Formigas: Existem inúmeras espécies e são consideradas pragas na cidade, como a formiga doméstica, nome popularmente conhecido, vive em colônias super organizadas com rainhas, operários e reprodutores e possuem alta capacidade de criação de ninhos e proliferação, passíveis de transmissão de doenças devido a sua locomoção trazendo inúmeras bactérias.

Áreas: O grande alvo das formigas principalmente nos estabelecimentos de alimentos é a cozinha que contém alimentos expostos, balcões de doces, frestas de azulejos, prateleiras e armários, formam colônias e circulam em outros locais, como, jardins, depósitos e até em banheiros.

Tipo de praga - Mosquitos: São considerados como pragas urbanas voadoras, conhecidos popularmente como pernilongos. O mais conhecido e temível mosquito é o da dengue, com seu nome científico Aedes Aegypit que transmite o vírus da Dengue, Chikungunya e Zika, causando prejuízos enormes a saúde humana. Os demais pernilongos que vivem em áreas urbanas, são denominados como domésticos, e se diferenciam da dengue por não terem manchas brancas.

Áreas: Os mosquitos nestes estabelecimentos comerciais, vivem em locais com grande fluxo de água, como, cozinhas, banheiros, tanques de lavagens e locais com água parada.

Tipo de praga - Moscas: Existem inúmeras espécies de moscas que vivem em lugares diferentes, ressaltamos as mais conhecidas que vivem nos estabelecimentos comerciais, como, a mosca varejeira, portadora de diversas doenças, a mosca de enxame, moscas de frutas, e a mosca dos filtros ou seja é a mosca do esgoto, e a mais conhecida popularmente, a mosca doméstica que está em toda parte do ambiente.

Áreas: Nestes estabelecimentos as moscas estão em toda parte, vivem em lugares úmidos, como, cozinhas, banheiros, áreas onde as pessoas se acomodam para o almoço ou jantar, self services, churrasqueiras, e principalmente locais que contém resíduos de carnes, sangue e lixo.

Tipo de praga – Roedores ou seja ratos: é uma praga urbana que causa inúmeras doenças transmissíveis ao Homem, existem inúmeras espécies, classificados como ratos de telhado, ratazanas e camundongos.

Áreas: O rato é uma praga existente nos restaurantes e requer um certo cuidado, pois normalmente são trazidas através de transporte de mercadorias recebidas para os depósitos, principalmente um perigo eminente em caixas de ovos, bananas e outros alimentos que podem conter ninhos de camundongos. As ratazanas vem de esgoto, como ralos abertos, caixas de esgoto e gordura, bacias de banheiros e circulam também em depósitos onde há alimentos armazenados, nas cozinhas concentra-se em fornos e entre outros locais que contém frutas, doces e resíduos alimentícios. Os ratos de telhado fazem seus ninhos em forro e telhados com hábitos noturnos frequentando depósitos, cozinhas onde concentra-se resíduos de alimentos.

Diagnóstico contra as pragas dos restaurantes do grupo de primeiro grau;

Nestes estabelecimentos que atuam no segmento alimentício é realizado a vistoria do técnico detectando o local e a praga existente com monitoramentos constantes combinados entre as partes. Estas pragas de grau 1 é feito o controle integrado de pragas nos restaurantes com o tratamento corretivo eliminando e higienizando o local e no caso de ratos é realizado a desratização.

Pragas de segundo grau encontradas nos restaurantes

As pragas e áreas mais comuns que encontramos nos estabelecimentos comerciais do grupo de segundo grau são os cupins de madeira seca e solo, brocas de madeira e pombos.

Tipo de praga – Cupins: são insetos considerados pragas urbanas com revoadas na época da primavera, são aqueles insetos que revoam em direção das luzes ao entardecer, conhecidos como, siriris ou aleluias que voam e depositam seus ovos, vivem em colônias organizadas criando ninhos e suas rainhas depositam milhares de ovos ao dia, destruindo móveis de madeiras, estruturas elétricas e hidráulicas, solo e entre outros, são classificados, como os cupins de madeira seca e cupins de solo, ou seja, os cupins subterrâneos. A brocas são pequenos besouros que se alimentam e depredam derivados de madeira, conhecidos como brocas de madeira, insetos totalmente independentes, pois revoam na fase adulta e depositam seus ovos nas frestas cruas das madeiras deixando o local com um pó fino em forma de talco como conhecemos.

Áreas: Nestes locais onde manipulam alimentos os cupins de solo, procuram locais úmidos e quentes e circulam nas instalações elétricas e hidráulicas de qualquer ambiente, já os cupins de madeira seca preferem locais com uma grande concentração de madeira, armários, prateleiras localizadas nos estoques, balcões e entre outros. As brocas já preferem ambientes que possuem portas, frestas cruas da própria madeira, quadros de decoração localizados nos salões das refeições.

Tipo de praga – Pombos Urbanos: Além de transmitirem diversas doenças, sujam os locais, depredam imóveis, entopem tubulações e causam danos a rede elétrica.

Áreas: Os pombos são encontrados em beirais, marquises e fachadas dos restaurantes, além de serem inconvenientes, afastam o cliente do estabelecimento.

Diagnóstico contra as pragas dos restaurantes do grupo de segundo grau;

Nos restaurantes após a vistoria do técnico com a identificação da praga e local considerado como grau 2 é realizado o CIP - Controle Integrado de Vetores e Pragas urbanas através do tratamento químico adequado na área com a descupinização para os cupins e os métodos de manejo para os pombos, expulsando-os do local, conforme leis ambientais vigentes.

Por que o controle das pragas no estabelecimento como restaurante é importante? No que a Hidrosaki pode lhe ajudar?

Controle de pragas com medidas corretivas
Controle de pragas com medidas preventivas

Pois o controle contra as pragas nos restaurantes é imprescindível e obrigatório, onde é executado o serviço com medidas preventivas e corretivas com identificação do local e tratamento conforme tipo de praga, evitando riscos à saúde humana, como infecções generalizadas e contaminação dos alimentos, além de evitar uma interdição do local pela vigilância sanitária e multas severas.

A Hidrosaki pode ajudar no combate às pragas com sua equipe de técnicos preparados e qualificados através do seu processo de controle, com produtos direcionados para cada espécie e monitoramento quinzenal ou mensal, conforme combinado com o cliente evitando o risco de contaminação e doenças contagiosas de acordo com as normas e leis da ANVISA.

ANVISA - Agência nacional de vigilância sanitária

Atuamos com os nossos serviços de controle conforme a e .

Programa de controle da Hidrosaki contra pragas nos restaurantes

PHT - Programa Hidrosaki de controle nos restaurantes

A Hidrosaki possui o PHT – Programa Hidrosaki que atua nos Restaurantes com embasamento no CIP - Controle Integrado de Pragas regulamentado conforme as resoluções vigentes da ANVISA. Em nosso programa firmamos o contrato com o cliente com profissionais técnicos e especializados da área evitando-se problemas relacionados as pragas e limpeza do local afetado.

Equipamentos utilizados nos restaurantes e afins para o devido controle

A Hidrosaki possui diversos equipamentos para a utilização nos restaurantes, sendo pequenos, médios ou grandes portes conforme a necessidade do local afetado e praga identificada, tais como, o equipamento costal com bateria recarregável com alto performance para pulverizações, pistola para inseticidas a base de gel com regulagem para gotas e lanterna na ponta para lugares de difícil acesso, nebulizador para ambientes pequenos e fechados, atomizador costal que possui o seu funcionamento a gasolina utilizado em áreas externas principalmente para tratamento contra o mosquito da dengue, aplicador de pó químico com mangueira flexível para acesso em frestas e fendas onde o líquido não atinge a pulverização do local, para tratamento de cupim utilizamos o pulverizador estacionário elétrico indicado para aplicações em forros e telhados e equipamentos que possuem alta compressão.

Produtos de primeira linha antialérgicos, sem toxidade e odor utilizados nos tratamentos para o controle

Importante: Em nossos equipamentos utilizamos produtos antialérgicos sem cheiro e toxidade nos ambientes permitindo o fluxo de pessoas, portanto, o restaurante poderá funcionar normalmente em seu expediente sem afetar os seus clientes, mantendo a sua rotina.

Considerações finais

Controle adequado para o combate as pragas nos restaurantes

Através do serviço prestado para o controle nestes estabelecimentos comerciais é executado os processos para o combate as pragas existentes nos restaurantes, através das 3 etapas eficientes, de acordo com o local vistoriado pelo nosso técnico e sua devida limpeza, desinfectando o local, prevenindo o risco de contaminação nos alimentos e doenças transmissíveis que podem ocorrer, sempre respeitando as resoluções do órgão responsável da ANVISA.

A Hidrosaki é uma controladora de pragas especializada no segmento alimentício, conta com sua equipe especializada e treinada com experiência há mais de 10 anos no mercado.

Para mais detalhes solicite o seu orçamento e agende uma visita de nossos técnicos para o combate contra as pragas dos restaurantes, Confira!

Locais de atendimento

Atendemos com uma infraestrutura através do sistema via satélite implantado nos veículos da Hidrosaki que possibilita localizar o veículo que esteja mais próximo ao local do atendimento, atuamos na capital de São Paulo - SP, cidades do ABC paulista, São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo, Interior de SP, Litoral Sul e Norte de SP e demais Estados do Brasil.

Frota de veículos para atendimento

Conheça os demais serviços de controle de pragas

Solicite o seu Orçamento