Controle de Pragas em Escolas

Controle de pragas nas escolas

Executamos o controle de pragas nas escolas com objetivo de oferecer qualidade de vida aos alunos, professores e funcionários das instituições de ensino prevenindo, risco à saúde, propagação de diversas espécies de pragas e doenças transmissíveis, executado em 3 (três) etapas minuciosas com o controle preventivo e corretivo através de vistorias realizadas pelos técnicos treinados do programa com o devido tratamento específico e seu monitoramento para o risco zero de contaminação, conforme as leis vigentes da ANVISA para diversos segmentos educacionais.

Saiba como funciona as etapas para o controle de pragas nas instituições de ensino

Através do programa elaborado pela empresa, o PHE – Programa Hidrosaki Escolar, é um programa específico para o controle de pragas nas escolas executado através de 3 (três) etapas, contendo, medidas eficazes para um diagnóstico favorável ao tratamento e posteriormente a monitoração.

Identificação da praga na escola para o controle

Etapa 1: A primeira etapa identificamos o local afetado na escola e o tipo da espécie de praga que habita no ambiente através de vistorias realizadas pelos técnicos da empresa com emissão de relatórios de vistorias técnicas.

Tratamento direcionado para cada praga identificada na escola

Etapa 2: Após a vistoria a segunda etapa consiste em um controle com um tratamento adequado para cada local e tipo de praga identificada no ambiente, prevenindo e evitando risco de contaminação, como bactérias, fungos e entre outros que possam ocasionar, sempre com ênfase na qualidade de vida aos alunos, professores e funcionários com emissão de relatórios de aplicação.

Execução do monitoramento escolar após o controle eficaz

Etapa 3: Após a execução do controle de pragas com o tratamento específico, a terceira etapa consiste no monitoramento da área onde é realizado quinzenalmente ou mensalmente com emissão de relatórios de mapeamento, conforme contrato firmado com a escola no qual é muito importante.

Após os serviços executados são emitidos certificados de garantias, laudos técnicos com registros e ordens de serviço.

A importância do controle e tipos de pragas encontradas nos estabelecimentos escolares

Tipos de pragas encontradas nas escolas

Nas escolas encontramos diversas pragas: as baratas de esgoto com o nome científico Periplaneta americana, baratas francesinhas, com o nome Blatella germânica, as formigas conhecidas popularmente como domésticas, os pernilongos que são os mosquitos e estão em toda parte e o mais temível e perigoso, sendo o pernilongo da Dengue com o nome científico Aedes Aegypti que se diferencia dos demais pernilongo devido as manchas brancas nas pernas, moscas de diversas espécies, como as moscas de esgoto, frutas, enxame, varejeira e as domésticas, ratos de telhado e ratazanas, cupins de madeira seca e solo, brocas e pombos urbanos.

Estas pragas vivem em variados locais e se propagam nos estabelecimentos escolares causando problemas relacionado a saúde e prejuízos materiais, devido a isso, é importante que tenha um controle adequado, seja preventivo ou corretivo através de profissionais qualificados para o tratamento resultando-se em uma vida saudável e sem risco. Estas pragas urbanas transmitem diversas bactérias e fungos causando inúmeras doenças, como hanseníase transmitido pela locomoção das baratas, hepatite pelas formigas, vírus da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, um dos grandes vilões através do pernilongo, cólera através das moscas, leptospirose doença transmitida pelos roedores e doenças pulmonares transmitidas pelos pombos, somente os 2 (dois) cupins comumente e brocas são considerados risco ambiental.

Confira os problemas das pragas urbanas nas escolas, locais, hábitos e o controle adequado

Os problemas com estas pragas nas escolas são diversos e existem espécies que vivem e se propagam em áreas diferentes, conforme estudos aprofundados pela equipe da Hidrosaki, confira os problemas e seus hábitos.

Pragas encontradas nas áreas externas;

Os hábitos das pragas urbanas em locais externos que necessitam de um controle escolar

Nas áreas externas incluímos as áreas mais afetadas pelas pragas, que são: O pátio que possui um grande fluxo de pessoas, inclusive nos recreios, estacionamento para funcionários e professores, jardins escolares, ginásio poliesportivo com quadras esportivas e arquibancadas e lixeiras.

Os hábitos mais comuns são;

Nos pátios externos existem locais úmidos e quentes, como estacionamento, ginásio da escola, jardins e lixeiras e é comum encontrarmos a circulação de roedores, baratas de esgoto, formigas e pombos devido a conter caixas de inspeção e grelhas pluviais direto da rua. Nas redes de esgoto da escola é comum a circulação de baratas de esgoto da espécie Periplaneta americana e ratazanas. Locais com acúmulo de água parada é fácil encontrar baratas e mosquitos. Nos Jardins escolares é comum formigas que formam seus formigueiros, cupins subterrâneos, ou seja, cupins de solo que constroem seus ninhos abaixo do solo e depredam o ambiente, cupins de madeira seca e besouros (brocas de madeira) destroem peças e locais que sejam decorrentes de madeira e outros materiais. Em lixeiras os grandes vilões são: os pernilongos em geral, moscas de variadas espécies e pombos que transitam com maior frequência. Os pombos urbanos parecem ser aves inofensivas, mas sujam, depredam e vivem em pátio, estacionamentos, lixeiras e tubulações de esgoto, alimentam-se de restos de comida oferecido pelas pessoas e também criam seus ninhos em locais altos, como frestas entre o telhado e estrutura metálica do ginásio poliesportivo.

Pragas encontradas nas áreas internas dos prédios;

Os hábitos das pragas urbanas em locais internos que necessitam de um controle escolar

Nas áreas internas classificamos os locais mais afetados pelas pragas que são: Salas de aula, laboratórios, banheiros, refeitórios, lanchonetes e depósitos.

Os hábitos mais comuns são;

Nos ambientes internos como refeitórios, lanchonetes e depósitos é encontrado com uma grande escala populacional as baratas francesinhas da espécie Blatella germânica e ratos por causa de resíduos de gordura, farinha, frutas e grãos. Os cupins mais decorrentes como o de solo destroem o próprio solo, madeiras entulhadas e papelão, os cupins de madeira seca e os besouros que são as brocas, procuram locais decorrentes de madeira para a depredação de móveis, portas, prateleiras e entre outros. As moscas, pernilongos e formigas circulam nestes locais devido a fácil acesso aos resíduos alimentares e transitam em paredes, azulejos e depósitos. Nos banheiros caso tenha água parada e também por ser um local úmido há casos de circulação de pernilongos, ratazanas e baratas de esgoto devido ao acesso de ralos sem tampa ou quebrados. Em salas de aulas muitas vezes encontramos baratas, formigas e até pombos circulando entre os corredores dos andares. Vale ressaltar também que normalmente os ratos de telhado fazem seus ninhos entre o forro e o telhado das salas de aula pois a maioria dos forros são de isopor e fibra.

Métodos para o controle adequado das pragas nas escolas em locais externos e internos:

Métodos para o controle de pragas nas escolas públicas e particulares

Método: Pó químico sem cheiro tênue, ou seja, fino.

Método: Placas indicativas das armadilhas, identificadas e sinalizadas no local.

Método: Repelentes sem química a base de gel sem cheiro.

Método: Sistema de isca ingerível específico para roedores instalados sem odor em locais úmidos e/ou molhados, tubulações de rede esgoto, galerias, caixas de inspeção, redes pluviais, grelhas, lixeiras e entre outros.

Método: Sistema de barreiras físicas com inserção de telas, espículas e estirantes para o fechamento total da área, tratamento específico para pombos urbanos que impedem o retorno ao local e criação de novos ninhos.

Método: Sistema específico para cupins em geral com injeção do cupinicida, veneno aplicado através de bico injetor específico.

Método: Sistema de armadilha que contém: porta isca para prender a praga não havendo a utilização de produtos líquidos químicos e outra sem utilização de produtos.

Método: Sistema de armadilhas luminosas com luzes especiais para atrair os insetos voadores.

Método: Sistema com caixa contendo placa adesiva interna para controle populacional de baratas com identificação e lacre de proteção.

Método: Pulverizações em áreas afetadas pelas pragas para eliminação de propagação de bactérias e fungos. As higienizações são realizadas quando necessário para o extermínio total das bactérias quando há indícios de alta infestação.

Método: Atomizações para esterilização das áreas afetadas pelas pragas que tem como objetivo penetrar frestas e vãos imperceptíveis.

Áreas: Todos os métodos para o controle são indicados para locais internos e externos, conforme orientações do técnico e análise da complexidade do local, exceto tratamento através de repelentes a base de gel que é indicado somente para utilização em ambientes internos.

Controle eficaz após o extermínio das pragas do local;

Após o controle realizado das pragas identificadas nos locais para o seu devido tratamento, o produto específico é direcionado para cada praga através: pulverizações, higienizações e atomizações para o extermínio total de bactérias, fungos ou vírus conforme orientações do técnico responsável.

As informações sobre o controle específico seja preventivo ou corretivo variam de escola para escola, seja ela de pequeno, médio ou grande porte e pragas identificadas de cada instituição de ensino para o correto diagnóstico através dos técnicos e biólogos especializados da Hidrosaki que fazem parte do programa.

Controle de pragas para o bem-estar dos alunos, professores e funcionários das escolas

Produtos de primeira linha antialérgicos, sem toxidade e odor utilizados nos tratamentos para o controle

Executamos o controle com o fluxo de pessoas sem perder a rotina com produtos seco, sem cheiro e antialérgicos.

Nas pulverizações são utilizados produtos sem odor e sem toxidade, podendo haver circulação de professores, funcionários, mulheres gestantes e alunos livremente.

Conheça as vantagens do programa exclusivo da Hidrosaki para o controle das pragas nas escolas

PHE - Programa Hidrosaki de controle nas escolas

O PHE - Programa Hidrosaki Escolar foi desenvolvido pela equipe da empresa devido aos trabalhos já realizados e experiência da área conforme as necessidades das escolas, o programa possui embasamento no CIP - Controle Integrado de Pragas, executado de forma preventiva ou corretiva, conforme as resoluções e normas vigentes da agência ANVISA, com técnicos e biólogos responsáveis evitando problemas relacionados as pragas.

As vantagens do programa está na agilidade do atendimento e vistorias focadas nas escolas para o pronto atendimento e diagnóstico favorável através da equipe treinada pela Hidrosaki, por se tratar de um programa específico e eficiente.

Atuação da Hidrosaki ao combate as pragas nas escolas particulares e públicas

A Hidrosaki atua nos setores educacionais, públicos ou privados, com a finalidade de combater as pragas nas escolas municipais, estaduais e particulares com ensino fundamental e médio, também atuando com o controle em escolas técnicas, escolas de idiomas, como inglês, espanhol, francês, japonês e entre outras semelhantes.

Resoluções para o controle ANVISA - Agência nacional de vigilância sanitária

Executamos os procedimentos e requisitos conforme as resoluções vigentes da agência nacional de vigilância sanitária – ANVISA, como a e nos serviços prestados para o controle do setor educacional.

Considerações finais

Controle de pragas adequado nas escolas públicas e particulares

O serviço é imprescindível para o setor educacional, manter em dia o controle com tratamentos preventivos e corretivos para o extermínio total das pragas de forma eficiente, pois todas pragas circulam entre as pessoas devido a se habituarem com elas à procura de alimentos, prevenindo diversas doenças transmissíveis causadas e prejuízos financeiros as empresas, sempre respeitando o meio ambiente e o órgão responsável da ANVISA.

A Hidrosaki é uma controladora de pragas especializada na área educacional prestando os seus serviços em diversas instituições de ensino, conta com uma equipe treinada e experiente há mais de 10 anos no mercado.

Para mais detalhes, solicite o seu orçamento com a nossa equipe especializada e agende uma visita conosco. Confira!

Locais de atendimento

Atendemos na capital de São Paulo - SP, nas cidades do ABC paulista, como, São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo, Interior de SP, Litoral Sul e Norte de SP e demais Estados do Brasil.

Contamos com uma infraestrutura e sistema via satélite implantado em nossos veículos, que possibilitam localizar o veículo que esteja mais próximo ao local do atendimento, agilizando o processo nas vistorias para os clientes.

Frota de veículos para atendimento

Equipamentos profissionais utilizados

Os trabalhos são executados através dos equipamentos profissionais e modernos para um tratamento eficaz, tais como, equipamentos para pulverizações com baterias recarregáveis em alto performance, aplicadores para pó químico com acesso as frestas e locais de difícil acesso, pulverizadores estacionários elétricos para forros e telhados indicados para tratamentos de cupins, pistolas profissionais para inseticidas com regulagem, nebulizadores indicados para ambientes pequenos e/ou fechados e atomizadores para áreas externas.

Equipamentos para o controle

Conheça os demais serviços de controle de pragas

Solicite o seu Orçamento