Controle de Pombos

Controle de pombos através de métodos de manejo

Executamos o serviço de controle de pombos com ênfase nas técnicas de manejo, através dos métodos de remoção e expulsão das aves que habitam em ambientes urbanos e higienização do local conforme as leis federais de crimes ambientais vigentes. Através do controle realizado de forma adequada no local, prevenimos inúmeras doenças transmissíveis causadas pelos pombos, como, bactérias, micro-organismos e piolhos que afetam o sistema respiratório e evitando-se a proliferação de colônias e riscos à saúde.

Como realizamos a técnica do manejo para o controle

Técnicas de manejo adequado para o controle dos pombos

Realizamos as técnicas de manejo através dos métodos legais para o devido controle dos pombos permitidos por lei. Através da vistoria do técnico responsável enviado ao local, aplicamos as medidas preventivas e corretivas com métodos de remoção, repelência e barreiras físicas, sempre dependendo do parecer técnico para a sua devida execução.

Controle dos pombos e seus métodos legais

Para a execução dos métodos legais de controle dos pombos é realizado alguns métodos, tais como, remoção dos ninhos, uso de repelentes a base de gel e implantação de barreiras físicas, dentre outros existentes.

Repelência: Utilização de repelentes químicos a base de gel causando o desconforto às aves devido ao contato com o produto, este método depende do clima para ser realizado.

Barreiras físicas: É o método onde se aplicam telas, espículas e estirantes para o fechamento do local habitado pelos pombos, impedindo o seu retorno ao local e criação de novos ninhos evitando-se o aumento populacional destas aves, é um dos métodos mais utilizado devido ao retorno destas aves serem praticamente zero.

Remoção: Trata-se do método de remover a construção dos ninhos feitos pelos pombos, principalmente em locais de difícil acesso.

Após a realização dos métodos legais para o controle é feita a nebulização para a limpeza, esterilização e higienização do local com constante monitoramento, sendo, mensal ou quinzenal, conforme o combinado com o cliente.

Controle efetivado contra os pombos por meio de métodos legais impedindo o retorno

O tempo para execução do controle depende da vistoria do local e diagnóstico realizado pelo técnico responsável e o melhor método a ser adotado.

Os produtos químicos utilizados nos tratamentos são antialérgicos sem odor e toxidade permitindo a circulação das pessoas nos ambientes internos e externos mantendo a rotina.

Produtos de primeira linha antialérgicos, sem toxidade e odor utilizados nos tratamentos para o controle

Documentações sobre o manejo dos pombos;

No ato da vistoria é emitido relatório de vistoria técnica e relatório de aplicação após o serviço realizado e posteriormente relatórios de mapeamento.

Após a execução do controle é emitido certificado de garantia, laudo técnico com registros e ordem de serviço.

Programa de controle específico para os pombos pela Hidrosaki

PHP - Programa Hidrosaki de controle de pombos

A Hidrosaki elaborou um programa específico para controlar os pombos urbanos, PHP – Programa Hidrosaki de Pombos com embasamento e estudos relacionados no CIP - Controle Integrado de Pragas conforme resoluções da ANVISA e leis federais vigentes. Este programa possui profissionais técnicos e biólogos focados nas espécies de pombos e técnicas de manejo eficientes, evitando diversos problemas, tais como, doenças transmissíveis, degradação de residências e empresas, entupimentos e entre outros.

As origens dos pombos urbanos

As origens dos pombos urbanos

Os pombos urbanos que vemos atualmente nas cidades e grandes metrópoles originaram-se dos pombos domésticos que habitavam nas rochas do mediterrâneo, chamado Columba livia, que chegaram no Brasil em meados do século XVI pelos imigrantes europeus como aves de estimação e domésticas, eram na época conhecidas como pombos das rochas da família Columbidae, no qual se adaptaram bem ao clima tropical do país e ambiente propício para o aumento populacional da espécie devido ao fácil acesso à alimentação e locais que servem de abrigo como casas e prédios, possuem uma capacidade alta de reprodução e migração de locais.

Tipos de pombos: Raças

Existem inúmeras raças de pombos, mas, devido ao cruzamento de diversas espécies, ou seja, popularmente originaram-se os pombos urbanos que possuem uma coloração vermelha, branca e preta, uma espécie que está em diversos lugares como centros urbanos, cidades, capitais, áreas rurais e litorâneas. Existem também a criação de pombos domésticos, como os pombos ornamentais, exóticos, corridas e pombos correios que no século passado eram muito utilizados e até a pouco tempo atrás foram utilizados pelo exército russo.

Tempo de vida e sua alimentação

Os pombos vivem em média entre 3 a 5 anos na cidade, pois sua alimentação nativa são grãos, sementes e pequenos insetos, mas devido a sua adaptação nas cidades e centros urbanos se alimentam de resto de comidas e lixo encurtando o seu tempo de vida.

Problemas causados pelos pombos e soluções

Problemas ocasionados pelos pombos

Citamos alguns problemas ocasionados pelos pombos e soluções;

Acúmulos de penas, criação de ninhos em locais de difíceis acessos, (sistemas de ar condicionado), vãos de telhados, vigas, infiltrações nos forros, beirais de prédios e janelas, entupimentos de calhas devido ao acúmulo de penas, sujeira nas calçadas, praças e locais públicos e danos a rede elétrica da cidade etc. Problemas causados também devido ao acúmulo de fezes por serem ácidas e provocam destruição em madeira, metais, alvenaria, manchas em latarias de veículo e entre outros motivos, como entupimento de canos de rede esgoto e pluvial. Praticamente encontramos os pombos em todas as cidades já denominados como pragas urbanas em diversos locais como, depósitos de lixos das cidades, galpões, torres de igreja, museus, viadutos e lixeiras etc.

Neste caso a Hidrosaki oferece duas opções, sendo o controle preventivo e corretivo aplicando-se os métodos convencionais sempre respeitando as leis e o meio ambiente.

Controle corretivo de pombos

O controle corretivo dos pombos é quando o local já está habitado por eles, além do aumento populacional da espécie e criação de ninhos no local, neste caso realizamos os métodos de barreiras físicas e/ou repelentes, remoção de ninhos de forma adequada, em seguida é feita a limpeza e higienização do local evitando-se risco a saúde.

Controle preventivo de pombos

O controle preventivo dos pombos são práticas preventivas no local quando inicia-se as visitas indesejadas das aves evitando-se o aumento populacional da espécie, neste caso também é realizado o trabalho através dos métodos preventivos como as barreiras físicas ou repelentes, em seguida é executada a limpeza e higienização evitando-se a proliferação de colônias e ninhos que possa acontecer.

Doenças transmissíveis pelos pombos

Doenças que os pombos transmitem

Existem inúmeras doenças transmitidas pelos pombos a nossa saúde que estas aves possuem, entre delas, destacamos algumas doenças, como, Criptococose, Histoplasmose, Ornitose, Salmonelose, Dermatites e alergias em geral.

Definição Criptococose: Doença transmitida através das fezes secas devido a aspiração do pó seco das fezes ocasionando sintomas como meningite.

Definição Histoplasmose: Doença transmitida também através da aspiração de fungos que podem lhe trazer prejuízos em sua saúde pulmonar.

Definição Ornitose: Transmitida também pela aspiração através da poeira das fezes e nem sempre apresentam sintomas como vômito e disenteria.

Definição Salmonelose: Doença transmitida pela bactéria salmonella que ocasionam sintomas como diarreia, febre e dores no corpo.

Definição Dermatites: Doença transmitida pelos ácaros ou seja (piolhos de pombos) que ocasionam coceira na pele.

Definição Alergias: Doença também transmitida pelas fezes acumuladas e ninhos devido a respiração do pó seco com sintomas de rinites e bronquite.

Devido a algumas doenças retratadas acima é extremamente importante a contratação de profissionais qualificados para evitarem a proliferação dos pombos nos locais através de métodos eficazes respeitando as leis ambientais e sua devida higienização evitando-se prejuízos a nossa saúde.

Como evitar a proliferação dos pombos?

Proliferação dos pombos urbanos

A proliferação dos pombos pode ser evitada através de algumas medidas preventivas;

  • Evite oferecer comidas e migalhas de pão, pois muitas pessoas encaram a presença de pombos como animais inofensivos.
  • Evite deixar restos de comidas dos animais de estimação como cães e gatos;
  • Em caso de visitas com frequência destas aves procure uma empresa especializada com profissionais qualificados para o devido controle do local;
  • Vale ressaltar que os pombos em ambientes urbanos não encontram predadores naturais, como falcões, gaviões, corujas e serpentes.

Legislação: É permitido matar pombos?

Não é permitido matar pombos de acordo com a sendo denominado crime ambiental inafiançável, somente é permitido por lei o controle realizado de forma correta através dos métodos eficientes para o devido controle dos pombos. O serviço é executado conforme , leis e resoluções vigentes.

Qual é a forma correta, dedetização de pombos ou controle de pombos?

Conforme legislação ambiental não é permitido matar os pombos e sim controlar. O termo dedetização se tornou bem popular ao passar dos anos, mas neste caso a forma correta é o controle de pombos.

Equipamento utilizado no serviço

Possuímos o nebulizador profissional para a limpeza e desinfectação do local. O equipamento possuí o efeito de transformar o produto líquido em partículas finas que penetram em frestas e locais praticamente imperceptíveis no ambiente, recomendado para aplicação em lugares de difícil acesso como forro de telhados, porões, galerias de tubulação, eliminando detritos, fezes, piolhos e bactérias através da nebulização deixando o local limpo e habitável, evitando-se o risco de contrair doenças.

Considerações finais

Controle eficaz para o combate aos pombos

Através do serviço executado no combate aos pombos realizamos os métodos eficazes de acordo com o local vistoriado pelo nosso técnico com a devida limpeza e desinfectação do ambiente mantendo o local seguro e habitável, prevenindo o risco de contaminação de doenças transmissíveis, entupimentos das redes de tubulação e degradação do imóvel que podem ocorrer, sempre respeitando as leis ambientais.

A Hidrosaki é uma controladora de pragas especializada com experiência no mercado há mais de 10 anos, dispõe de uma equipe qualificada e treinada para o atendimento.

Para maiores detalhes, entre em contato com a nossa equipe especializada nos serviços de controle de pombos e solicite o seu orçamento. Consulte-nos!

Locais de atendimento

A Hidrosaki dispõe de uma infraestrutura de atendimento através da implantação do sistema via satélite possibilitando a localização dos veículos mais próximos para o atendimento aos clientes. Atendemos na capital de São Paulo - SP, ABC paulista nas cidades de São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo, interiores, litoral e demais Estados do Brasil.

Frota de veículos para atendimento

Hidrosaki: Áreas de atuação nos controles dos pombos.

Atuamos em diversas áreas prestando os serviços de controle de pombos, como; Hospitais, supermercados, indústrias alimentícias, farmacêuticas, frigoríficas e químicas, residências, escolas, prédios residenciais e comerciais, restaurantes, condomínios, clínicas médicas, hotéis, órgãos públicos como, prefeituras e sub prefeituras, Shoppings Centers, centros comerciais como lojas de rua sendo atacado e varejo, igrejas e portos Brasileiros.

Áreas de atuação

Conheça os demais serviços de controle de pragas

Solicite o seu Orçamento